top of page

Recife sob os holofotes mundiais: A Marcha da Vida estreia no Brasil pela capital pernambucana!

Na tarde deste domingo, 05 de outubro de 2025, ocorreu no centro de Recife/PE a Marcha da Vida, um movimento de projeção internacional que busca conscientizar sobre o Holocausto nazista e o antissemitismo, e que pela primeira vez acontece no Brasil.

 

Com o tema “Não ficaremos em silêncio!”, a edição deste ano teve lugar na capital pernambucana, conhecida informalmente como “a capital judaica do Nordeste” e que teve a honra de ser a primeira cidade brasileira a sediar este importante evento.

 

Sob a coordenação do casal de pastores Phillipp e Daniela Bissegger, representantes do movimento Marcha da Vida aqui no Brasil, foi realizada uma caminhada que partiu do Marco Zero até a Praça Tiradentes, a qual reuniu cerca de uma centena de pessoas, que entoavam cânticos judaicos e empunhavam cartazes e bandeiras.

 

A ação gerou curiosidade de transeuntes e turistas, que filmavam e fotografavam, o que demostra que um dos seus objetivos – o de despertar o interesse sobre o projeto – se concretizou.

 

Já na Praça Tiradentes, um evento comemorativo contou com a presença de pastores, lideranças religiosas de diversas denominações cristãs e representantes da comunidade judaica, alguns dos quais se revezaram ao microfone em discursos, orações e números musicais, tudo acompanhado por um público atento.

 

Após uma abertura solene, onde foi ouvido o toque do shofar (trombeta ritual utilizada em celebrações religiosas judaicas) e executados os hinos do Brasil e de Israel, o pastor Phillipp explicou sobre o evento, citando um contexto histórico dos diversos pogroms (perseguição sistemática) que os judeus sofreram ao longo dos tempos até culminar com o Holocausto na Segunda Guerra Mundial, enquanto sua esposa Daniela, na sequência, expôs a volta do antissemitismo ao mundo logo após os ataques do dia 07 de outubro de 2023 em Israel, perpetrado pelo grupo terrorista Hamas.

 

Não por coincidência, diversas pessoas exibiam cartazes com fotos dos reféns que ainda se encontram cativos na Faixa de Gaza, além de outros com dados estatísticos do massacre e com palavras de ordem, entre elas uma que ficou bastante conhecida: “Nunca mais é agora!”

 

Entre aqueles que também fizeram o uso da palavra estavam os pastores Thiago Montimór e Maria do Carmo Falcão, que por meio de uma emocionante preleção alertaram sobre a importância de combater o antissemitismo, inclusive dentro de algumas igrejas cristãs, reafirmando a herança e identidade espiritual que o Cristianismo possui perante o Judaísmo.

 

Outro momento marcante foi o depoimento de uma jovem missionária alemã, que narrou vivência de sua infância e como foi descobrir que um de seus ancestrais havia lutado nas fileiras do exército comandado por Adolf Hitler, ressaltando a dívida moral que a Alemanha ainda possui para com o povo judeu depois de tudo o que eles sofreram durante o regime nazista.  

 

Emoldurando o local estava um monumento situado no meio da praça, inaugurado no ano de 2022, representando uma menorah (candelabro de sete braços, um dos símbolos do Judaísmo) e que foi idealizado e concebido artisticamente pelos pastores acima mencionados, Thiago e Maria do Carmo, além de Graça Lacerda e Charrier Bernardes.

 

A solenidade encerrou com o acendimento de seis velas – a fim de representar os seis milhões de judeus assassinados na Segunda Guerra, além de uma sétima vela, esta em memória das vítimas do terrorismo do Hamas – seguindo com uma oração intercessória proferida pelo apóstolo Ebenézer Nunes e sendo coroada por canções e danças festivas, o que remeteu a uma máxima muito dita em Israel após o massacre de 07 de outubro: We will dance again! (Nós dançaremos novamente!).  

 

Confira abaixo algumas imagens da Marcha da Vida em Recife!


 

Sobre a Marcha da Vida

 

A Marcha da Vida é uma iniciativa de Jobst e Charlotte Bittner e do Ministério TOS de Tübingen, Alemanha. Juntamente com descendentes de soldados alemães da Wehrmacht, membros da SS e da polícia, eles organizaram marchas em memória e reconciliação em locais do Holocausto por toda a Europa e pelo mundo. Desde o início deste movimento em 2007, marchas foram realizadas em 25 países e centenas de cidades, em cooperação com cristãos de diferentes igrejas e denominações, bem como com muitas comunidades judaicas.

 

Para maiores informações, acessem o site https://marchoflife.org/ (em inglês) ou a página do Instagram “Marcha da Vida Brasil” (@marchadavida.brasil).

 

Fonte: Redação editorial Rede VOX News

Jornalista correspondente: Geisel Ramos  (DRT 007984/PE)

Comentários


bottom of page