Tri-Max vence nos EUA, faz a 15ª vitória, repete recorde se torna o 1º a fazer 30 vitorias em 2 anos
- Vox Network
- 23 de out. de 2023
- 3 min de leitura
O Extraordinário Max Verstappen vence o Grande Prêmio dos Estados Unidos e conquista sua 50ª vitória na Fórmula1 ! Em uma corrida difícil, na qual o holandês que é piloto da RBR (Red Bull Race) gerenciou alguns sérios problemas de freios, porém apesar disso o destemido piloto já sendo tri campeão chamado de Super Max conseguiu prevalecer.

O Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, numa prova que tem 56 voltas foi vencida novamente por Max Verstappen, da Red Bull. Com mais um triunfo, o nascido Belga e naturalizado Holandês que antecipadamente se tornou tricampeão da categoria atingiu a marca de 50 vitórias na carreira e de quebra empatou no seu próprio recorde de 2022 fazendo 15 vitórias na mesma temporada.
O pódio foi completado por Lewis Hamilton, da Mercedes, e Lando Norris, da McLaren. Entretanto, o britânico acabou sendo desclassificado do GP por uma infração atestada na inspeção técnica da prancha do assoalho de seu veículo, assim como o Monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que terminou a prova em quarto.
A corrida
Na largada, Lando Norris conseguiu superar Charles Leclerc e assumiu a liderança da corrida. Enquanto isso o espanhol Carlos Sainz e o Inglês Lewis Hamilton completavam o top-4 após uma volta, com o Tri campão Max Verstappen, que largou em sexto, subindo uma posição e chegando a quinta colocação. Nas primeiras voltas, a batalha no pelotão de frente se intensificou, com Lewis Hamilton subindo bem e Max Verstappen vindo logo atrás.
A Ferrari, então, começou a perder espaço e viu os oponentes se distanciarem no grid.
Com 11 voltas passadas, Norris, Hamilton e Verstappen lideravam, enquanto Ocon e Piastri já tinham recolhido seus carros e foram os primeiros a abandonar.
Quando a rodada de pit stops começou...
- A Red Bull chamou Verstappen para os boxes cedo e o holandês conseguiu tirar a diferença para Lewis Hamilton no undercut e assumiu a segunda posição da corrida após o britânico fazer a sua parada.
- Norris seguiu como líder após metade da prova concluída.

- No entanto, o holandês Max Verstapen tricampeão do mundo estava em um ritmo excelente e assumiu a liderança da prova após ultrapassar Norris na 28ª volta.
- Deste momento em diante, o piloto da Red Bull abriu bem em relação ao britânico da McLaren e liderou com sobras até a volta final do GP.
- A principal disputa na reta final foi entre Norris e Hamilton pela segunda posição, que acabou sendo ocupada pelo heptacampeão da Mercedes.
- Apesar do bom ritmo, o piloto da Mercedes de número 44 não teve tempo para chegar a disputar a liderança com Verstappen que reduziu seu ritmo por ter dificuldades no sistema de freios, mas que apesar disso confirmou a vitória.
Inspeção técnica desclassifica Lewis Hamilton que ver cada vez mais longe a possibilidade
de tirar o vice campeonato do Mexicano Sergio Perez.

O caso envolvendo Hamilton e Leclerc foi encaminhado à sala dos comissários após ambos terem os carros reprovados. O artigo 3.5.9 do regulamento técnico da F1 fala sobre as especificações das pranchas de madeira, que devem ter 10mm de espessura e o desgaste máximo delas na corrida não pode superar 1mm. Significa que provavelmente o carro ficou mais baixo na suspenção o que favorece a maior velocidade e estabilidade.
Com o final a inspeção técnica desclassificou a dupla Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari), as duas equipes infringiram o artigo 3.5.9.e do regulamento técnico da F1. Sendo assim, Lando Norris subiu para a 2ª posição da prova e Carlos Sainz, da Ferrari, que havia ficado em quinto lugar, foi parar no pódio, com a 3ª colocação.
FINAL DA TEMPORADA 2023
Faltando ainda 4 corridas para fechar a temporada de 2023, Max Verstapen que já tem 50 vitorias, poderá superar a marca do Francês ALAN PROST que encerrou suas atividades com 51 vitorias.

Assim o Extraordinário jovem apelidado pela imprensa esportiva e pelos fans como "Super Max" poderá com boas chances ainda em 2023 se tornar o 3º colocado na categoria dos maiores vencedores da historia da Formula 1 e também o mais jovem a entrar nesse ranking com apenas 26 anos de idade.
Também será, se isso acontecer, o primeiro piloto a fazer 2 temporadas seguidas quebrando recorde de vitorias na mesma temporada. com esse GP dos EUA ele já está empatado com ele mesmo em relação a 2022. Nesse momento tem 15 vitórias em cada ano 22/23, totalizando 30 vitórias em 2 temporadas seguidas e essa "Marca" já é um *Novo recorde a ser escrito na F1 de forma exclusiva por "MAX VERSTAPEN" o piloto foguete do automobilismo mundial.
22-10-2023 Pesquisa e redação: by Nil Santos
Comments