Onde está o dinheiro para concluir as obras da adutora do Alto Capibaribe? Questiona Abimael Santos.
- Nil Santos
- 10 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
O deputado estadual Abimael Santos em mais um vídeo publicado em suas redes sociais, faz questionamentos sobre a conclusão das obras da adutora do Alto Capibaribe.
Esta importante obra que tem como objetivo levar água para a Região do Agreste Setentrional por meio de tubulações interligadas na transposição do rio São Francisco, teve sua construção iniciada há alguns anos, mas, segundo constatou Abimael Santos, as obras estão paradas há muito tempo, causando problemas para os moradores da região.

De acordo com o parlamentar, a falta de água tem prejudicado a população local, que tem enfrentado dificuldades para realizar tarefas simples do dia a dia, pois seguem dependentes de carro-pipa. Diante desse cenário, Abimael Santos decidiu solicitar a conclusão das obras da adutora do Alto Capibaribe e entrará com um pedido de resposta para saber o motivo do atraso.

Enquanto isso, os moradores da região do Agreste Setentrional de Pernambuco seguem enfrentando dificuldades por conta da falta de água, o que impacta diretamente na qualidade de vida da população local.
O pedido de resposta será encaminhado às autoridades responsáveis pela construção da adutora, que deverão prestar esclarecimentos sobre o atraso na obra e apresentar uma previsão para a conclusão dos trabalhos.
RedeVOX News
A obra da Adutora do Alto do Capibaribe é fruto de um convênio firmado junto à Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS. Ao término da obra, a Compesa contaria com uma vazão de 371 litros de água por segundo, para atender cidades do Agreste, região que enfrenta adversidades hídricas devido à escassez de chuvas. Essa adutora é a parte de assentamento dos 70 quilômetros de adutoras que se interligará à Adutora do Agreste em Santa Cruz do Capibaribe até chegar em Toritama. É considerada uma das principais alternativas técnicas para dar funcionalidade à obra da Transposição do Rio São Francisco.
Sendo uma das obras hídricas estruturadoras para Pernambuco, a Adutora Alto do Capibaribe, estava a ser concluída para o atendimento de oito cidades do Agreste Setentrional e do distrito de Barra de São Miguel, na Paraíba, com água da Transposição do Rio São Francisco.

A iniciativa, que teve um aporte de investimento em torno de R$ 89 milhões, sendo projetada beneficiar 230 mil pessoas dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério e o distrito de Barra de São Miguel, na Paraíba.
Research by NiL Santos
Comments