EQUADOR reelegeu seu Pres. de Direita (DANIEL NOBOA 55%) e mantém ativo o plano de governo no combate ao NARCOTRÁFICO
- Nil Santos
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
O atual presidente "DANIEL NOBOA" Aliado e apoiador de D.Trump, foi reeleito presidente do Equador neste domingo dia (13/04). Ele venceu a esquerdista LUISA GONZÁLEZ, em um 2º turno bastante acirrado e realizado em meio a muita tensão causada pela violência ligada a gangs do narcotráfico

Daniel Noboa estava à liderar por mais de um milhão de votos, uma diferença média em 12 pontos percentuais (56% contra 44%).
Luíza Gonzalez comunicou a seus eleitores que não reconhece os resultados e vai exigir uma recontagem. "Me recuso acreditar que nosso povo preferiria mentiras em vez da verdades, mais violência em vez de paz e unidade," conclui. "Vamos exigir uma recontagem e que abram as urnas."
PERFIL DOS CANDIDATOS NO EQUADOR

LUÍSA GONZÁLEZ - É uma advogada de 47 anos, do partido "Revolução Cidadã", desejando a ser a 1ª mulher eleita presidente no Equador.

DANIEL NOBOA - É empresário e herdeiro do setor bananeiro, é um dos governantes mais jovens do mundo, uma condição que ele explora bastante nas redes sociais, tem 37 anos sendo o candidato da "Ação Democrática Nacional" (ADN)
Uma Vitória muito acirrada!
O Equador está polarizado há mais de 10 anos, como atual Presidente D. Noboa usa sempre um colete à prova de balas, liderando operações militares de forma espetacular, assim ficou conhecido como um político de Mão de Ferro e parceiro do N.Bukele (Pres. El Salvador) no forte combate aos grupos do crime organizado pelo narcotráfico.
*Apesar desta grande popularidade, organizações de direitos humanos o denunciam por abusos aos presos destas operações no seu plano de segurança.

Conforme as pesquisas de intenção, os dois candidatos estavam empatados. A empresa de pesquisas "Comunicaliza" deu a Noboa 50,3% dos votos válidos e a González 49,7%, enquanto a Telcodata chegou a apontar possível vitória da candidata de esquerda com 50,2% contra 49,8% do atual presidente. Ambas as projeções anunciaram estar dentro da margem de erro.

O Equador é um país com 18 milhões de habitantes e têm sido sofrido brutalmente nas ultimas décadas com a violência causada pelo tráfico de drogas. Este Narcotráfico levou a um forte aumento no número de homicídios, inclusive ao assassinato de um candidato à presidência, à tomada de sequestros por grupos criminosos e um ataque armado a uma emissora de TV enquanto seus jornalistas faziam uma transmissão ao vivo, marcou profundamente o ciclo de governo da esquerda com o foragido Ex-Presidente RAPHAEL CORREA. Hoje exilado em Bruxelas, Belgica.
A votação teve encerramento no Domingo às 19h (nosso horário de Brasília), e ocorreu sem incidentes de segurança. A eleição chegou a registrar cerca 84% em participação dos eleitores que votaram em cédulas de papel. fato que facilita a recontagem com auditoria física.
( Só o Brasil é contrário a esse procedimento... mas, por quais motivos? )
Fonte: Rede de Notícias Web e Vox Network
Edição e Cobertura : NiL Santos

Comments