As diferenças geopolíticas do Brasil atual, para o de 1964 comentado por Generais da reserva
- Vox Network
- 26 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2023
Entre 2019 e 2022 conseguimos ter um país cuja nação em seu poder executivo, iniciava um processo mundial de liderança e desenvolvimento.
Um Brasil que olhava o futuro pensando e agindo de acordo com as necessidades de um presente, principalmente do seu povo.
Um Brasil que estava lutando contra a implantação do socialismo comunista.
Mas agora em 2023, estamos vivenciando um projeto de País no qual vemos que tudo foi abandonado e a incerteza tomou nossos pensamentos.
Estamos vendo um passado se transformar em presente com objetivos futuros: transformar o Brasil numa das lastimas que já testemunhamos acontecer em países importantes da América Latina.
O que nos leva considerar varias questões em pleno debate ao vivo com os experientes Generais do Exercito Brasileiro "Gen. Rocha Paiva" e também o "Gen. Paulo Chagas".
Confira o Perfil dos convidados da Live mais esperada dos últimos meses:

General PAULO CHAGAS
Nascido no Rio de Janeiro, o Gen. Paulo Chagas estudou nos Colégios Militares do Rio de Janeiro
e de Porto Alegre, tendo sido graduado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no ano de 1971, na arma de Cavalaria.
- Formou-se Instrutor de Equitação na Escola de Equitação do Exército no ano de 1976 e por três anos foi instrutor na Seção de Equitação da AMAN
- Foi oficial subalterno no 5º Regimento de Cavalaria (Quarai-RS), no 1º e no 3⁰ Regimentos de Cavalaria de Guardas (Brasília-DF e Porto Alegre-RS) e no 10º Regimento de Cavalaria (Bela Vista-MS).
- Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Subalternos na Escola de Cavalaria da França, em Saumur.
Como coronel
Comandou o Regimento Dragões da Independência e foi adido militar em Londres.
Como general
Comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (Natal/RN), chefiou o Gabinete do Estado-Maior do Exército (EME), a Seção de Adidos Militares acreditados no Brasil e no exterior e a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (Assuntos Internacionais).
Foi chefe da Equipe Militar Brasileira nos Campeonatos Mundiais Militares de Equitação realizados em Buenos Aires, na Argentina, e Porto Alegre (RS), nos anos de 2005 e 2006 e nos V Jogos Mundiais Militares, em 2011, no Rio de Janeiro.

O General de Brigada Veterano LUIZ EDUARDO ROCHA PAIVA
É professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Diretor de Geopolítica e Conflitos do Instituto Sagres (Brasília) e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.
Possui cursos de nível graduação, mestrado e doutorado nas áreas das Ciências Militares, respectivamente: na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Arma de Infantaria; Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO); e na ECEME.
Pós-graduado pelo MBA Executivo do Exército Brasileiro – Especialização – na Fundação Getúlio Vargas.
Realizou o Curso de Altos Estudos Militares da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino e o Curso de Assalto Aéreo, técnico-operacional, na 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército dos EUA.
Foi Instrutor na AMAN, EsAO e ECEME e Observador Militar das Nações Unidas em El Salvador – América Central.
Como oficial superior
Serviu no Estado-Maior do Exército, na Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, no Comando Militar do Planalto, no Gabinete do Ministro do Exército e no Gabinete do Comandante do Exército.
Comandou do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Regimento Itororó), da Força de Ação Rápida do Exército. Na oportunidade, comandou missão de pacificação no Sul do Pará em conflito entre o MST e fazendeiros locais.
Como oficial-general
Foi Comandante da ECEME, Gerente da implantação do Programa Excelência Gerencial do Exército e Secretário-Geral do Exército.
Realiza palestras e escreve artigos, publicados em livros, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre Geopolítica, Estratégia, Liderança, Política Nacional e Gestão de Crises.
Alguns tópicos a serem abordados:

Convidamos a todos acompanhar esta jornada em agenda de debate no dia 31-Março (Sexta Feira) ás 20h no canal do patriota e psicólogo "Alexandre Carvalho" e sob condução do próprio Alexandre, será colocada as questões que ainda se busca esclarecer diante das sequencias de eventos que assolaram os últimos meses no pós eleições de 2022 e o considerável volume de preocupações da grande massa da população brasileira que vem se confrontando todos os dias diante de um Brasil dividido como nunca se viu antes, apesar das influencias do mundo internacional que se encontra em forte transição econômica e social.
- Afinal o que está em jogo no contexto geopolítico?
- Existe algo que possa estar interligado em nosso processo democrático que não seja colocado no status de ameaça a segurança nacional
- Como o Exercito enxergou as dúvidas tanto colocadas em evidencia pelo governo de direita conservadora com seu representante Jair Bolsonaro
O fato ´que ele enfrentou um embate voto a voto contra seus opositores da Esquerda, que de fato é uma vertente política muito mais estruturada pelas lideranças conquistadas nas ultimas décadas de governo. Assim foi visto por todos a recolocação no tabuleiro politico do forte catalizador de movimento popular Luís Inácio Lula da Silva, hoje atual Presidente do Brasil.
Enfim, estamos completando 4 meses de Governo na gestão do PT.
Então, o que podemos ver pela ótica atual do Exercito brasileiro..?
Seria esta a versão da democracia moderna ?
Até lá ! nos encontraremos ás 20h na Sexta dia 31-Março 2023
Publicação por Nil Santos ( RedeVOXNews )

Kommentare